O que está buscando?

Releitura de Hamlet na estrutura do cordel

A proposta de uma reconstrução em cordel da mais famosa peça shakespeareana, no SESI Hortolândia.

09/08/201916:07- atualizado às 16:02 em 15/10/2019

 

Nesta quinta-feira dia 17/10, às 10h o SESI Hortolândia receberá a peça Hamelete Cordel.

Ao trabalhar com a versatilidade das formas e ritmos, oferece a possibilidade de uma leitura onde o peso da tragédia é minimizado, mas sem ausentar o aspecto reflexivo da obra. O espírito popular do texto foi mantido, bem como a caracterização de personagens femininas construídas por atores, o que reproduz a realidade da época. 

Essa versão da peça Hamlet é a primeira realização do gênero no Brasil, e, seguindo a tradição da literatura de cordel, dialoga com influencia da cultura nordestina e dos cantadores populares. Seguindo a veia épica, ambiente onde muitas das histórias costuram a tensão trágica, a presente  adaptação mantém a estrutura dramática dos atos, incorporando às cenas, em momentos específicos, a presença de narradores-personagens, aproximando-o do corifeu das tragédias gregas.

A correspondência da maioria das personagens obedece ao original. Alguns nomes foram adaptados devido à natureza linguística e cultural. Os reinos foram transformados em fazendas e os soldados são funcionários dos senhores de terra. O que se pretendeu foi trazer uma realidade identificada aos elementos populares da cultura brasileira, sem comprometer o enredo e a força universal da peça.

A história de Hamlet, contada em cordel como uma gesta popular, busca ser uma homenagem à universalidade do maior dramaturgo de todos os tempos; e, consubstanciada na tradição secular do cordel, traz o imaginário de Shakespeare mais perto da nossa cultura; um imaginário que pertence à história do mundo.

Gênero: Tragicomédia

Classificação: A partir de 5 anos

Duração: 70 minutos

Ficha técnica do espetáculo
Autor: Octávio da Matta
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Alberto Vizoso (Ofélia, Cacto, Polônio, Fortimbras) Lívia Simardi (Narradora) Luizinho Beltrame (Hamelete) Marcelo Jacob (Espectro, Laertes, Cacto) Octávio da Matta (Rei Cláudio) Patrícia Palhares (Narradora) Yves Carrasco (Rainha Gertrudes, Cacto)
Light Designer: Marcelo Jacob
Sonoplastia: Âmer Menegassi
Técnico de Luz e Som: Âmer Menegassi
Figurinos: Milton Fucci
Modelista/Costureira: Elisângela Dally
Cenário: Lívia Simardi
Cenotécnico: João Pereira da Silva
Visagismo: João Marcelo Basil
Visagista Assistente: Ana Ariosa
Fotos: Tamiris Ferreira
Coordenadora de Produção: Tamiris Ferreira
Programação Visual: Tamiris Ferreira