O que está buscando?

Projeto de cinema sustentável Cinesolar apresenta sessão no SESI Sumaré

Serão exibidos no dia 21 de junho, quatro curtas e um longa metragem. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e a entrada é de graça.

 Por: SESI SP Sumaré
09/06/201715:55- atualizado às 17:26 em 12/06/2017

 O projeto Cinesolar, que exibe filmes a partir da energia solar, apresenta no SESI Sumaré (SP) no próximo dia 21 de junho os curtas Lápis Cor de Pele, Pai aos 15, Manacial e Como seria, e o longa metragem O Palhaço, com direção de Selton Melo. As sessões são abertas para o público e a entrada é gratuita.

O destaque vai para os alunos do Ensino Médio do SESI Sumaré que participarão do Oficinema Solar, uma oficina de vídeo que resulta na gravação de um filme que será exibido no mesmo dia.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Nos locais de apresentação tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares abertos e ao ar livre.

 

Imagem ilustrativa de divulgação

 

PROGRAMAÇÃO


18h às 18h40 | Exibição de curtas metragens

 

Lápis Cor de Pele (15´53) – Livre | Direito da População Afrodescendente Igualdade Racial / Infância

Através das falas de Joel Zito Araújo, Maria da Conceição Nascimento, Renata Morais, Yasmin Thayná e dos relatos das crianças, o filme se propõe a discutir os efeitos da ausência de representações de crianças negras nos meios de comunicação e o racismo presente na infância. ?

 

Pai aos 15 (16´14) - 10 anos | Direitos da Criança e Adolescente / Igualdade Racial / Infância

Gerson tenta viver como um adolescente de 15 anos, mas tem uma responsabilidade que interfere o tempo todo.

 

Manacial - (7´) - Livre | Direito ao Meio Ambiente Sustentável

Um jovem sertanejo vive em busca de conciliar um vínculo perdido pela sua geração dominada pela cultura massiva da futilidade e da ostentação. Um olha poético sobre o descaso humano com meio-ambiente.

 

Como seria - (3´) | Direito a pessoa com Deficiência

 Daniel Gonçalves tenta imaginar sua vida sem a paralisia cerebral que afeta sua coordenação motora.

 

19h | Longa Metragem

 

O Palhaço, com direção de Selton Melo – 10 anos

Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

  

Imagem do filme