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Projeto do Sesi Hortolândia é destaque na FEBRACE

Dos 500 projetos inscritos, a unidade ficou em 4º lugar com apresentação de dispositivo contra violência à mulher

 Por: Raiza Tronquin - Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
28/03/202317:17- atualizado às 09:39 em 29/03/2023

Na última sexta-feira (24), aconteceu a cerimônia de premiação da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Jovens de todo o Brasil apresentaram soluções inovadoras para atender as demandas atuais da sociedade.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP (Poli) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a atividade aconteceu no Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), no campus Cidade Universitária, em São Paulo.

A maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil trouxe cerca de 500 projetos de jovens de todo país, propondo soluções para problemas que o mundo enfrenta. Entre eles, o projeto Click Help dos alunos do Sesi de Hortolândia conquistou a quarta posição na categoria engenharia.

Em dezembro do ano passado, o dispositivo conferiu aos estudantes Alessandro Alves de Araújo e Thayná Alves Quinteiro a primeira colocação na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. Neste ano, a aluna Alana de França Silva uniu-se à equipe para dar continuidade ao projeto. Orientados pelos professores Carolina Fernanda de Andrade e Leonardo Panazzolo, o trio focou a pesquisa na resolução da situação-problema, colocando-se como sujeito ativo do processo. Com criatividade, conceitos de tecnologia, inovação e olhar empreendedor conseguiu transpor os muros da escola, ganhando representatividade nacional.

“Um projeto realizado em nossa unidade, o Sesi Hortolândia, através das disciplinas de eixo do terceiro ano médio com complementação em robótica, utilizando as diretrizes da nossa rede, conquistou espaço como um dos melhores trabalhos na concorrida área de engenharia da Febrace, que neste ano contou com 106 projetos inscritos”, refletiu Panazzolo. “Sinto um orgulho imenso e muita gratidão por ser uma pequena peça dessa conquista. Acreditar no jovem como agente transformador do seu meio é confiar que podemos ter um futuro promissor, pois eles são capazes de fazer isso através da união, criatividade, tecnologia e inovação”.

Durante as apresentações na feira, os alunos tiveram ainda a oportunidade de se envolver com o meio acadêmico, a partir do compartilhamento de experiências com pessoas de todo o Brasil. “Eles trazem questões e as aprofundam buscando referenciais que já estão na literatura, mas também coletando dados na localidade, seja na escola ou na comunidade. Essas crianças e adolescentes percebem como a ciência, a tecnologia e a geração de conhecimentos ajudam no empoderamento, porque eles procuram soluções para problemas que enfrentam”, declarou Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace.

Segundo a orientadora Carolina, todos os projetos foram avaliados por professores e especialistas da USP, assim como pela Embaixada Americana no Brasil, entre outros patrocinadores. “Além das apresentações, os estudantes puderam participar de palestras e bate papos, com renomados profissionais da área de Pesquisa, Ciência e Engenharia, o que amplia e fortalece muito o trabalho desenvolvido na escola, possibilitando vivências e trocas significativas”.

Alessandro e Thayná terminaram o terceiro ano do ensino médio no final de 2022 mas, junto de Alana, deixam um legado para a unidade, conquistando mais uma vez posição de destaque por meio de seus estudos. “Este é o tipo de experiência que abre portas e aproxima pessoas, transformando seu mundo e o daqueles que são beneficiados”, concluiu Panazollo.