Ciclo de Atividades Inclusivas contou com apresentações culturais e vivências esportivas
21/10/202115:37- atualizado às 14:20 em 29/03/2022
A Escola Sesi de Hortolândia, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza o 1º Ciclo de Atividades Inclusivas, com o tema Conhecer para Respeitar. O objetivo é promover a reflexão sobre práticas inclusivas, colocando a escola como espaço de fomento a novas ações. O evento teve início nesta quinta-feira, 21, e segue com diversas atividades até esta sexta, dia 22.
A iniciativa do evento surgiu a partir de reuniões realizadas entre estudantes do Sesi e a Prefeitura. Os alunos no Ensino Médio Alessandro de Araújo, Luiz Morais e Naiury Chaves desenvolveram o projeto Adapptei, que consiste na criação de um site para unir pessoas com deficiência em torno da prática de esportes adaptados. No levantamento de dados para o projeto, os alunos realizaram diversos encontros com a Prefeitura de Hortolândia e vislumbraram na escola o espaço ideal para discutir e repensar a inclusão no município.
A equipe da escola abraçou a ideia e promoveu o evento com apresentações artísticas e vivências esportivas, buscando ampliar conhecimentos. A programação contou apresentações musicais em libras, dança e demonstrações de esportes adaptados, como muay thai e voleibol. As alunas do Ensino Médio Grazielle Silva Soares e Júlia Carolina Oliveira, que também desenvolvem um projeto sobre acessibilidade, ensaiaram a apresentação de coral em libras com alunos do Ensino Fundamental.
A solenidade de abertura contou com a presença da secretária adjunta da Secretaria de Governo, Silvania Anizio da Silva, representando o prefeito Zezé Gomes, do diretor de Direitos Humanos da Prefeitura, Fabiano Cavalcante, do Diretor da Secretaria Municipal de Educação, José Luís Menegoro, da gerente do Departamento de Direitos Humanos, Cícera Abreu, e da fundadora e presidente do Instituto Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha. Eles foram recepcionados pelo diretor da Escola Sesi de Hortolândia, Moacir Pandin, pela coordenadora pedagógica, Daniele Bicalho, pelas professoras Carolina Fernanda de Andrade e Audrey Caroline Rodrigues da Silva, e demais integrantes da equipe do Sesi. Também participaram o presidente da Associação Muay Thai Brasil, Alexandre Amaro, e a intérprete de libras Jady Mitchl.
O evento contou, ainda, com a parceria do Centro de Desenvolvimento Humano Inclusione, da Cia de Dança Ari Silva, do coral Encantar com as Mãos e do movimento de inclusão Maravilha Máxxima.