O que está buscando?

Alunos do Sesi Hortolândia na final da Febrace

Prêmio de votação popular será concedido aos projetos cujos vídeos tiverem o maior número de visualizações no YouTube

16/03/202211:37- atualizado às 11:37 em 16/03/2022

Alunos do Ensino Médio da Escola Sesi de Hortolândia são finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2022), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).  Os estudantes concorrem com o projeto “Adápptei: adaptar para incluir”, um site que visa contribuir para que pessoas com deficiência tenham acesso à prática esportiva no município.

Os projetos finalistas estão expostos em uma mostra virtual, e a participação do público é importante na escolha dos vencedores, pois um dos prêmios é destinado ao vídeo que tiver o maior número de visualizações. A cerimônia de premiação ocorrerá em 26 de março, às 15h, pelo canal da Febrace no YouTube.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Alessandro Alves, Luiz Morais e Naiury Chaves. A orientação é da professora de Educação Física do Sesi, Carolina de Andrade, e do professor da disciplina de Eixo Integrador, Leonardo Panazzolo.

Conheça o projeto

O trabalho tem como objetivo contribuir para que as pessoas com deficiências físicas tenham facilmente acesso à prática esportiva, inicialmente com foco na cidade de Hortolândia - SP. Para isso, foi desenvolvido o site Adápptei, uma plataforma digital que auxilia as pessoas com deficiência física a se conectar e encontrar locais propícios para a prática esportiva, seja visando a manutenção da saúde, o lazer ou buscando alta performance no esporte.

A equipe considerou que, na cidade de Hortolândia, existem cerca de 15 mil pessoas com deficiência, segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2021), feita pelo secretariado do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No entanto, não é comum encontrá-las praticando esportes, mesmo que isso seja importante para sua qualidade de vida, uma vez que promove benefícios físicos, psicológicos e sociais. Sendo assim, a pergunta que moveu o projeto foi: de que forma é possível promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por meio do esporte adaptado, de modo que elas possam simultaneamente conhecer outras pessoas?

Link para assistir ao vídeo: virtual.febrace.org.br/2022/SAU/227/

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://adapptei.com