A exposição “Em Trânsito” de Celso Gitahy fica de 8 de maio a 19 de junho no teatro do SESI Campinas Amoreiras e marca os 25 anos de produção em estêncil do artista
Por: Núcleo de Comunicação
07/05/201814:44- atualizado às 17:24 em 21/05/2018
Por meio da técnica de estêncil, que consagrou o artista no Brasil e no mundo, Gitahy desloca os signos de sua função original e cria diálogos entre elementos aparentemente desconexos, como computadores, carros vintage, pin-ups, fórmulas matemáticas e inscrições rupestres. No Foyer do Teatro do SESI Amoreiras, a exposição permanece pelo período de 8 de maio a 19 de junho, e poderá ser visitada de terça a sexta das 9h às 20h, exceto feriados. As visitas educativas para grupos e escolas podem ser feitas através do e-mail caccampinas1@sesisp.org.br.
Celso Gitahy vem trabalhando com a técnica do estêncil há 25 anos. Atualmente é um dos principais expoentes da técnica no Brasil, tendo já participado de inúmeras exposições nacionais e internacionais, como na Alemanha, Hungria, Austrália e França.Suas imagens transitam entre o kitsch e a pop art, sampleadas de revistas, jornais, anúncios, programas de TV e quadrinhos que, pelas mãos do artista, ganham novos sentidos - como na obra Aretha H.f. Pílula, em que a personagem do ilustrador Harold Foster sai do universo comics para ser ressignificada na porta de um automóvel.
O estêncil é uma técnica de arte urbana, que consiste em criar um desenho vazado em uma superfície impermeável, como papel ou acetato, para, a partir dela, obter impressões à base de tinta spray. No Brasil, a técnica se tornou popular a partir do final dos anos 1970, em São Paulo, difundida principalmente por Alex Vallauri (1949-1987), um dos mais conhecidos artistas de rua deste período.
A produção de Gitahy leva a técnica de estêncil ao mais alto nível, explorando sua aplicação em variados suportes como papel, madeira, vidro, espuma zinco e em objetos. Sua arte é provocativa e questionadora, trazendo ao público importantes reflexões sobre a vida contemporânea. A partir de um amplo repertório de imagens e da mistura de diversos signos, Celso Gitahy dialoga com o excesso de informação e com a sedução do consumo a que estamos expostos atualmente. Sua obra nos faz questionar os valores da sociedade que construímos, a noção de progresso e civilidade, trazendo o público para um debate de relevância para pensar a vida nas grandes cidades.
Sobre o projeto Espaço de Exposição SESI Campinas Amoreiras
A exposição “Em Trânsito” inaugura a primeira de 4 edições do projeto Espaço de Exposição SESI Campinas Amoreiras. Pela primeira vez em Campinas, com edital próprio, a programação de maio de 2018 estreia o modelo piloto de projeto do SESI-SP. Dessa forma, o espaço está aberto para artistas da região, se aproximando do formato desejado pelo público local. As exposições acontecem ao longo do ano, completando 4 mostras diferentes.
SERVIÇO
Local: Foyer do Teatro do SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450
AVCB: 109666 - validade: 29/7/2019
Alvará: 114/2018 - validade: 19/01/2019
Datas e horários: de 8 de maio a 19 de junho, terça a sábado das 9h às 20h, exceto feriados - visitas educativas para grupos e escolas podem ser feitas através do e-mail caccampinas1@sesisp.org.br
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – Reservas pelo e-mail caccampinas1@sesisp.org.br